Aprenda sobre a famosa regra dos 80

Você que está há algum tempo estudando sobre investimento, com certeza você já deve ter ouvido falar na regra dos 80. Se não ouviu ainda, fico muito feliz de ter sido o primeiro a te falar um pouco sobre essa convenção muito utilizada entre os investidores para auxiliar o processo decisório de quanto investir em renda fixa e renda variável, funcionando como um norte de como diversificar a sua carteira.

A regra dos 80 ou 80/20 também é conhecida como Princípio de Pareto, e sua filosofia visa apresentar uma metodologia bem simples para tornar menos arriscado o investimento em renda variável. No artigo de hoje vou te explicar o que é e como a regra dos 80 funciona.

O que é renda variável?

Apesar de parecer redundante, é muito importando desmistificar a Renda Variável antes de explicar a regra dos 80.

Ativos de renda variável são aqueles que não conhecemos previamente os rendimentos que iremos obter no futuro e o valor a ser resgatado pode ser maior, igual ou inferior ao que foi investido. Um cenário muito diferente do que encontramos na Renda Fixa, em que investimos em títulos atrelados ao CDI, ao IPCA ou até mesmo em taxas pré-fixadas de remuneração.

Por conta dessa incerteza de remuneração, os investimentos em renda variável possuem um fator de risco maior se comparado aos investimentos em renda fixa.

São considerados investimentos de renda variável:

  • Ações;
  • Fundos Imobiliários;
  • Câmbio;
  • Fundos de Investimentos;
  • Ouro;
  • Contratos Futuros;
  • Criptomoedas;
  • Etc…

Expectativa de vida do Brasileiro

A expectativa de vida do Brasileiro é de 75 anos, segundo o IBGE, mas como essa foi um conceito que se popularizou nos países desenvolvidos, em que a expectativa de vida é de 80 anos ou mais, a regra dos 80 tomou grande proporção e se popularizou durante muito tempo.

No Brasil, a regra dos 80 não é muito utilizada por ser considerada muito arriscada, mesmo que o propósito dela seja justamente fazer um balanceamento entre a Renda Fixa e Variável na sua Carteira de modo que você otimize seus ganhos, mas mantenha sempre uma Reserva de Emergência.

O que é a Regra dos 80/20

A regra dos 80/20 teve a sua idealização quando Vilfredo Federico Damaso Pareto observou que aproximadamente 80% dos efeitos vêm de 20% das causas. Pareto observou em 1906 que 20% dos italianos eram donos de 80% das terras. Mais tarde, um relatório da ONU no ano de 1989 mostrou que os 20% mais ricos tinham 80% da renda.

E isso contribuiu para demais fatores cotidianos que podemos observar, tais como:

  • No seus 20% produtivos no escritório, você faz 80% do trabalho;
  • Analisando 20% dos clientes de uma empresa, trazem 80% do faturamento;
  • 20% dos seus professores te ensinaram 80% do que você aprendeu;
  • Você passa 80% do seu tempo com seus 20% dos seus amigos.

E isso contribuiu para analisar que 20% da sua carteira traz 80% dos seus rendimentos.

Vale lembrar que isso é uma estimativa, e não uma ciência exata. Warren Buffett construiu 80% do seu patrimônio com 10% dos seus investimentos…

E como aplicar nos investimentos?

Considerando agora a montagem da sua carteira, o investidor deverá subtrair a sua idade atual de 80. O resultado dessa subtração traz uma estimativa de qual é a porcentagem máxima da sua renda que deve ser aplicado em renda variável para otimizar seus resultados.

Aplicando esse conceito na minha vida, eu, Pablo, tenho 26 anos (com carinha de 18), deverei aplicar até 54% (80 – 26) em investimentos de renda variável e o que sobrar, deve ser investido em aplicações de renda fixa para que eu possa ter uma garantias em caso de perdas nos meus investimentos.

Mesmo que um jovem ganhe menos dinheiro no início de carreira do que uma pessoa mais sênior, todo jovem deve pensar em formas que possam garantir a construção de seu patrimônio e desenvolver um patrimônio bom o suficiente para que o seu futuro seja próspero. Ademais, quanto mais cedo se começa a investir, mais tempo a pessoa tem para se recuperar no caso de eventuais perdas.

 

Espero que você tenha gostado desse artigo, se você gostou, compartilhe com seus amigos e siga meu perfil no Instagram para não perder nenhum conteúdo.

E se você quiser aprender mais sobre como balancear seus investimentos, conheça meu programa de mentorias nesse link.

Comentários